SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

15380636_10211302493102602_9075906727957969721_n

Urucânia foi abençoada ao ser escolhida para presenciar os milagres de Nossa Senhora das Graças. Inúmeras pessoas dos mais longínquos lugares aqui vieram para procurar cura para seus males físicos e morais.

O monumental “Santuário de Nossa Senhora das Graças” foi inspirado pelo saudoso Padre Antônio Pinto, iniciado pelo seu xará Padre Antônio de Pádua e foi concluído pela generosa, entusiástica e piedosa colaboração de tantos urucanienses e visitantes, peregrinos e romeiros que aqui apareceram.

As linhas arquitetônicas do grandioso templo constituem alguma coisa de quase indescritível, já pelo dinâmico aparato, já pela beleza da arte, já pela privilegiada localização na colina onde está, proporcionando-nos belíssima visão panorâmica da cidade e aquela brisa deliciosamente fresquinha, leve, suave, acariciando em nosso rosto.

A grande imagem da Virgem, esculpida num só bloco de madeira pelo artista lusitano que tinha atelier no Rio de Janeiro (o mesmo que esculpiu o impressionante Senhor dos Passos que se encontra na Basílica de São José Operário, em Barbacena), está no altar-mor e parece olhar-nos… falar-nos!

Junto do altar-mor – lateralmente à esquerda – localiza-se o túmulo de Padre Antônio, daquele que já ficou conhecido no consenso popular como o “Taumaturgo de Urucânia”; sua sepultura está sempre ornamentada com flores naturais.


Fonte: Secretaria da Cultura em 01/10/1999
Bibliografia: Urucânia, sua história e sua gente – 1974 (Manoel Mayrink Neto) – Onde está declarado que houve consultas ao IBGE, arquivo Paroquial, arquivo da Prefeitura Municipal, arquivo da Cúria Diocesana de Mariana, Informes da Prefeitura de Ponte Nova e informações de pessoas idosas do município, destacando-se as do Ex-escrivão Sr Agenor de Godoy) – Cópia da crônica publicada no “Jornal do Povo”, de Ponte Nova; Museu Padre Antônio Pinto; Revista “Estrela do Mar” e Artigos sobre a Língua Tupi, do autor A. Maia.

 

HORÁRIO DAS MISSAS NO SANTUÁRIO:
Acesse: http://www.santuariourucania.com.br